top of page

Não caia no “golpe do PIX”

Conforme entrevista concedida para o Jornal R7 pelo nosso Advogado Nelson Alexander Schepis Montini.



O PIX veio para revolucionar os pagamentos e trazer agilidade as transações bancarias, más já está sendo usado indevidamente por golpistas e fraudadores.

Golpistas se aproveitam da agilidade do pagamento do PIX que praticamente é um pagamento instantâneo, logo, ao receberem os valores geralmente os golpistas ja realizam destinos para os valores, como pagar boletos digitais ou realizar saques, para começar assim a desaparecer com os valores.

Atualmente o Banco Central possui sistemas de segurança para garantir que o valor sai de um destino e vai a outro, mas não tem o controle se a transação é lídima ou não, isso cabe ao usuário.


Concientize-se que o PIX é uma modalidade de pagamento à vista, como se dinheiro em espécie fosse.


Mas, como não cair no golpe?


  • Sempre preste atenção no site de compras. Sites com finalização “.com” geralmente possuem custos menores para os golpistas adquirirem e podem ser um indicativo de fraude - salvo se o site de compras for de fato americano;


uma tarja escrito seusite.com

  • O final do site .br pode ser indicativo de um site mais seguro para compra, porem, não é regra;


Uma tarja escrito seusite.com.br

  • Na conclusão de um pedido pela internet, antes de passar um cartão de credito, se atentar a terminologia "https" no inicio do site, essa terminologia diz que as informações transacionadas no site são criptografias, ou seja, protegidas.


Uma tarja escrito https:// e um cadeado a esquerda fechado

  • Caso o site não seja conhecido, pesquise em sites de reclamação ao consumidor, busque pelo endereço da loja ou consulte o CNPJ para ver se existe ou se as informações do site de endereço batem com a do CNPJ;


  • Em caso de uso de cartão de crédito, de sempre preferencia por cartões chamados de virtuais de uso único ou temporários, onde gera-se um numero de cartão que, em caso de fraude do cartão, limita os danos que o consumidor pode vir a sofrer, ja que ele só pode ser utilizado uma única vez.


  • Caso haja vantagem em realizar pagamentos via PIX, de preferencia por fazer por meio de uma plataforma de intermedio, como por exemplo, mercado pago, pag seguro, nunca diretamente a suposta loja.


  • Se o comprador esta comprando de uma empresa (CNPJ), sem intermediários, nunca faça um PIX para uma Pessoa Física (CPF) ou para códigos de telefone, email ou chave aleatório, sempre de preferencia para o mesmo CNPJ que esta adquirindo, assim você se assegura estar pagando para a empresa certa, minimizando as chances de golpes.


  • Em caso de perceber que caiu em um Golpe do PIX, junte todos os emails, numero de pedido, grave a tela do site por meio de print de tela ou impressão, guarde mensagens via WhatsApp e comprovantes que tiver, faça imediatamente um boletim de ocorrência e procure um advogado especialista na área;


Estamos aqui para te ajudar, entre em contato que iremos lhe auxiliar a recuperar seus valores


um desenho de dois cadeados, um rosa, aberto, escrito HTTP e outro azul, fechado, escrito HTTPS

---------

HTTPS é uma implementação do protocolo HTTP sobre uma camada adicional de segurança que utiliza o protocolo SSL/TLS. Essa camada adicional permite que os dados sejam transmitidos por meio de uma conexão criptografada e que se verifique a autenticidade do servidor e do cliente por meio de certificados digitais



Nelson Alexander Schepis Montini

OAB/SP 316.892

Comments


Artigos

bottom of page