A importância de um contrato formal para um digital influencer - Marketing, contratos para influenciadores digitais
Você sabia que o marketing convencional está sendo substituído pelos influenciadores digitais?
Importante ressaltar que 49% das decisões de aquisições de bens/serviços tomadas pelos jovens, vem dos influenciadores digitais, profissão que vem crescendo cada vez mais rápido no mundo, devido a naturalidade e a interação real com o público alvo.
Há que se falar que os contratos não formais, sendo na maior parte das vezes verbal e por conversas de aplicativos, não garantem a segurança jurídica para ambas as partes.
Confira os requisitos essenciais que devem constar no contrato:
- Deve preservar a propriedade intelectual de ambas as partes;
- Expor de maneira minuciosa as responsabilidades e limitações de ambas as partes;
- Descrever sobre a prestação de serviço do influenciador, devendo conter, por exemplo, quantidade de postagens, possíveis promoções de Leeding e divulgação de palavras chaves (hashtags);
- Prazo de duração do contrato;
- Forma de remuneração, comissões e permuta;
- Definição da moeda de pagamento, bem como o País, Estado e Cidade para discutir o litígio do contrato;
- Encargos tributários;
- Punições e causas de rescisão contratual;
- Sigilo e confidencialidade;
- Possível cláusula de não concorrência;
Portanto, para evitar problemas futuros, consulte sempre um especialista para te direcionar e auxiliar da melhor maneira possível.
Marketing influenciadores digitais contratos
Annie Santos Ponce Montini
OAB/SP 360.523
Nelson Alexander Schepis Montini
OAB/SP 316.892
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